Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Dia da Internet Segura deve motivar discussões e compartilhamentos

Para a gerente de segurança digital da Baker Tilly, data deve levantar soluções pela segurança dos usuários, empresas e informações

Autor: Juliana NicolauFonte: A Autora

Este ano, o Dia da Internet Segura, comemorado nesta terça-feira, 6, usa o tema Crie, Conecte e Compartilhe Respeito. O que ficou batizado de Safer Internet Day é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e unir os setores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede.

De acordo com a especialista em Segurança da Informação, Gerente da Baker Tilly, Juliana Nicolau, a segurança digital de empresas, organizações e usuários deve ser colocada como prioridade.

Para ela, a data deve ser marcada por discussões de soluções e compartilhamento de ideias. “É preciso formar uma corrente positiva em que todos os players estejam engajados na causa, pois a maior razão do uso indevido da web é a falta de conscientização”, afirma.

Juliana destaca as invasões cibernéticas que poderiam ser evitadas com medidas simples. “Os ataques massivos que colocam em xeque a cibersegurança mundial ocorrem pela vulnerabilidade nos computadores. Isso poderia ser evitado caso os usuários não aceitassem, por exemplo, emails de conteúdo duvidoso”, explica ela.

“Em quase todos os tipos de ataques, os principais atores são as pessoas usando inadequadamente os seus meios”, conclui.

Segundo os idealizadores do movimento Safer Day, a Internet faz parte do mundo com uma imensa rede de conexões. Todas as pessoas estão conectadas boa parte do tempo, com outras pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes no cotidiano. A Internet é fruto do que se faz com ela, por isso cada indivíduo pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável.

Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 100 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro. As ações podem acontecer entre janeiro e fevereiro, on e off-line em diferentes contextos.