Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Como não cair na malha fina da Receita Federal

O maior temor dos microempreendedores individuais, simples nacional e profissionais liberais é, obviamente, abrir falência. E você sabe o que vem em segundo lugar? Cair na malha fina.

Autor: Marcos RodriguesFonte: O Autor

O maior temor dos microempreendedores individuais, simples nacional e profissionais liberais é, obviamente, abrir falência. E você sabe o que vem em segundo lugar? Cair na malha fina.

E olha que esses dois medos andam juntos. Cair no fisco rende muita dor de cabeça as multas geradas por falhas na declaração do Imposto de Renda e acabam atrapalhando a saúde financeira de seus negócios.

A solução é bem simples: não cair na malha fina!

Tarefa difícil? Não é tão complicado se estes profissionais optarem por sistemas que organizem todo o histórico tributário de seus negócios.

Marcos Rodrigues, presidente do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs, entende utilizar um sistema online é a melhor forma de se organizar para não cair na malha fina, mas alerta que a forma de não ser pego é estar em dia com suas obrigações fiscais e ser assessorado por um contador competente, que pode ser um serviço online. O serviço aproxima a sua relação com seu contador a um custo muito mais interessante e seguro.


Médicos e Malha Fina, uma relação tumultuada

Quem corre grande riscos de cair na malha fina são os médicos. Isto ocorre devido aos recibos que eles emitem e que são utilizados para abater no IR. Porém, o risco não está na emissão de recibos e sim no controle dos recibos emitidos - e é neste momento que o controle inteligente destes recibos entra em ação:

"Os médicos precisam ter uma solução web onde se possa armazenar esta informação de forma organizada. A não declaração destes recibos e os preenchimentos equivocados é que fazem eles caírem na malha fina do fisco, por isso o sistema online reduz a quase zero este risco." alerta Marcos Rodrigues.

Alerta vale para todos os profissionais

E não são apenas os médicos que precisam estar atentos com o leão. Qualquer profissional que não tenha controle sobre a sua contabilidade tem o risco de cair na malha fina, tanto que Marcos Rodrigues explica que ter este controle não é apenas a gestão dos documentos e também escolher uma empresa e profissional que lhe de o suporte necessário - e sendo online, o controle será ainda maior e mais seguro.


Sobre Marcos Rodrigues
O presidente do Contabfácil é executivo com atuação em dezenas de projetos de criação de valor, transformação, reestruturação, turnaround e M&A em empresas de diversos segmentos no Brasil e exterior. Graduado em Administração de Empresas pela FASP, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP-POLI e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-University of California.